close
Sua função é interpretar de uma dada língua de sinais para outro idioma, ou deste outro idioma para uma determina língua de sinais. O intérprete de Libras é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que é qualificado para desempenhar a função. Ele deve ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas de tradução e interpretação, além de possuir formação específica na área de sua atuação (por exemplo, a área da educação). No Brasil, o intérprete deve dominar a Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Ele também pode dominar outras línguas, como o inglês, o espanhol, a língua de sinais americana e fazer a interpretação para a língua brasileira de sinais ou vice-versa (por exemplo, conferências internacionais). A função de intérprete exige que sejam seguidos alguns preceitos éticos: - Imparcialidade (interpretação neutra, sem dar opiniões pessoais); - Distância profissional (não haver interferência da vida pessoal) - Confiabilidade (sigilo profissional); - Discrição (estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação); - Fidelidade (interpretação deve ser fiel, sem alterar a informação mesmo que seja com a intenção de ajudar).
close
As atribuições do técnico em biblioteconomia incluem auxiliar nas atividades e serviços concernentes ao funcionamento de bibliotecas e outros serviços de documentação e informação; e auxiliar no planejamento e desenvolvimento de projetos que ampliem as atividades de atuação sociocultural das instituições em que atuam. Compete ao Conselho Federal de Biblioteconomia dispor sobre o Código de Ética, a anuidade e as atribuições do técnico em biblioteconomia. Já aos Conselhos Regionais de Biblioteconomia caberá a fiscalização do exercício da atividade.
close
O curso tem como objetivo desenvolver o aluno para executar atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.
close
Objetivo do Curso: Preparar profissionais para atuar na área pública das esferas Federal, Distrital, Estadual ou Municipal, executando funções de apoio administrativo, operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas, , bem como auxiliando na organização dos recursos humanos e materiais.
close
Atua na operação portuária. Trabalha no agenciamento de embarcações. Encaminha procedimentos de importação e exportação com base no regulamento aduaneiro. Opera e gerencia a manutenção dos equipamentos eletromecânicos de operação portuária.
close
info
É o ensino médio para alunos com mais de 18 anos (não precisa comprovar o ensino fundamental). O curso oportuniza aos jovens, adultos a conclusão e continuidade de estudos. O curso tem duração de 18 meses.
close
info
O Curso Técnico em Secretaria Escolar é pós-ensino médio e a escolaridade exigida é o ensino médio completo. Ele funciona à distância e pretende capacitar profissionais para trabalhar em funções técnico-administrativas de instituições de Educação Básica e Superior, como: escolas de educação infantil, de ensinos fundamental e médio, escolas técnicas, faculdades e universidades. Os alunos vão aprender sobre: as características da escola, legislação aplicada à educação, ética, planejamento e gestão. O técnico em secretaria escolar adquire qualificação para atender alunos e familiares, assessorar a gestão escolar, sistematizar rotinas de trabalho, efetuar registro e controle de documentação, bem como acervos e arquivo.
close
info
Os profissionais do magistério da educação são: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.
close
info
O técnico em segurança é o profissional responsável, principalmente, pela implementação dos programas de prevenção de acidentes. Ele ajuda no desenvolvimento dos programas e na implementação destes programas a área de trabalho, além de realizar estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
close
info
O curso forma profissionais que atuarão em Hospitais, Clínicas, Centros de Saúde, Empresas e Unidades Móveis de Pronto Atendimento, para participar da equipe de enfermagem composta por ele, enfermeiro e auxiliar de enfermagem.
close
info
O Técnico em Saúde Bucal é o profissional habilitado a atuar na área de saúde dentária, executando atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo como radiografias, limpeza e polimento de dentes, remoção de tártaro, remoção de suturas e inserção de materiais restauradores em cavidades dentárias já preparadas pelo dentista.
close
info
O Técnico em Prótese Dentária planeja o trabalho técnico-odontológico de consultórios, clínicas, laboratórios de prótese e em órgãos públicos de saúde, trabalhando conjuntamente com o dentista. Ele é responsável pela prevenção de doenças bucais, participando de projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Além de confeccionar e repara próteses dentárias humanas, animais e artísticas.

Biblioteca Virtual

PRÉ-MATRÍCULA